Além da soldado mulher, Agam Berger, de 20 anos, outros sete prisioneiros estão previstos para serem soltos Agam Berger, uma soldado mulher israelense de 20 anos, sequestrada pelo grupo Hamas em 7 de outubro de 2023, foi entregue ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Jabalya, no norte da Faixa de Gaza, mostraram imagens. As Forças de Defesa de Israel confirmaram a entrega ao CICV. Berger, que estava detida pelo Hamas, é a primeira de oito reféns que devem ser libertos nesta quinta-feira (30). Ela foi levada de um prédio para um palco antes de ser entregue ao comitê. Dois oficiais da Cruz Vermelha foram vistos falando com um combatente mascarado do Hamas pouco antes de receberem Berger. Dois outros reféns israelenses – Arbel Yehoud e Gadi Moses – programados para serem libertos, estão detidos pela Jihad Islâmica Palestina, que publicou um vídeo deles nesta quinta-feira se encontrando e se abraçando. Cinco cidadãos tailandeses sequestrados em 7 de outubro também devem ser soltos. Israel também deve soltar 110 prisioneiros palestinos nesta quinta-feira (30). Os reféns devem ser levados para diferentes hospitais em Israel.
Putin envia condolências à família de russos em acidente de avião nos EUA
Treinadores de patinação no gelo e ex-campeões mundiais da Rússia estavam a bordo de aeronave que caiu O Kremlin expressou nesta quinta-feira (30) condolências às famílias dos cidadãos russos que perderam suas vidas no acidente de avião da American Airlines em Washington na quarta-feira à noite (29). Os treinadores russos de patinação no gelo e ex-campeões mundiais Yevgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam a bordo do avião que caiu no Rio Potomac após uma colisão no ar perto do Aeroporto Nacional Reagan Washington. Quando perguntado se o presidente russo Vladimir Putin planejava oferecer condolências ao presidente dos EUA, Donald Trump, em um telefonema, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que não havia planos para contatos de alto nível por enquanto.
Congresso ganha projeção das cores da bandeira trans nesta quarta-feira
quarta-feiraAção celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans em defesa da igualdade de direitos no acesso à educação, saúde e emprego e do combate à discrimin… O Palácio do Congresso Nacional recebe, nesta quarta-feira, 29 de janeiro, projeção das cores rosa, branca e azul, em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data é comemorada há exatos 20 anos, quando foi lançada, em Brasília (DF), a campanha “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. O dia escolhido tem o papel de promover a visibilidade de pessoas trans e travestis; chamar a atenção para a necessidade de igualar direitos dessa população, como acesso à saúde, educação e emprego; e combater a discriminação e o preconceito. A iniciativa da projeção é da deputada federal Erika Hilton (SP), líder do Psol. Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% das travestis e mulheres transexuais recorrem à prostituição devido à escassez de oportunidades no mercado de trabalho. Esse segmento da população também é alvo de intolerância e violência. Em 2024, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil, segundo dossiê da ONG Rede Trans Brasil, que será lançado neste dia 29. Os estados que lideraram o ranking foram São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Nos últimos nove anos, 1.181 pessoas trans foram assassinadas no país, o que coloca o Brasil no topo da lista dos países que mais matam travestis e transexuais no mundo.
Avião com 64 pessoas e helicóptero militar com 3 soldados colidem no ar em Washington, nos EUA
Jato da American Airlines partiu do Kansas e estava próximo do pouso. Não se sabe ainda o que provocou o acidente. Um avião comercial e um helicóptero militar colidiram no ar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (29). O acidente aconteceu por volta das 21h, pelo horário local — 23h de Brasília. Segundo as autoridades, o jato transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Três soldados estavam no helicóptero. O vídeo acima mostra o momento da batida, perto do aeroporto Ronald Reagan, que opera voos nacionais. Equipes de buscas trabalham com botes e helicópteros no rio Potomac, nas proximidades do aeroporto, onde teria caído o avião. Até a última atualização desta reportagem, 19 corpos haviam sido resgatados, segundo fontes ouvidas pela CBS e pela BBC. Não havia registro de sobreviventes, até então. Os bombeiros informaram que as condições no local são “extremamente difíceis”, devido ao frio e ventos intensos. A temperatura em Washington na madrugada desta quinta-feira estava na casa dos 4°C — havia placas de gelo no rio. A agência de notícias Associated Press (AP) afirmou que o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em comunicado que está monitorando a situação e pediu orações. “Fui informado sobre o terrível acidente que acabou de ocorrer no aeroporto Nacional Reagan”, afirmou. “Estou monitorando a situação e fornecerei detalhes à medida que surgirem.” Colisão pouco antes do pouso O avião envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington. A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista, momentos antes de pousar. A American Airlines confirmou que se trata de uma aeronave da companhia.
Prefeita vê vandalismo em DAE e aciona a polícia
Flavia Moretti citou andamento de parceria com o Governo do Estado no programa Vigia Mais MT. A prefeita de Várzea grande, Flávia Moretti (PL), afirmou ter chamado a polícia e registrado um boletim de ocorrências para investigar ações de vandalismo que vem ocorrendo nas redes do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande).