O acidente envolvendo a Fiat Toro preta e a Honda CG prata foi, hoje no início da tarde, em frente à alça de acesso da avenida Jonas Pinheiro, para a rodovia federal. O motociclista foi socorrido pela equipe de resgate da concessionária e encaminhado ao hospital regional. Ele estaria em estado grave. A versão informada pelo condutor da picape é que ele trafegava pela Jonas Pinheiro, e ao acessar a rodovia, colidiu com a moto, que seguia pela BR-163. Com o impacto, o carro teve a lateral esquerda amassada, janela quebrada. Já a moto teve a frente danificada, danos no guidão, tanque amassado, carenagem e farol quebrados.
Motorista embriagada é detida após atingir carro estacionado e portão em Lucas do Rio Verde
A condutora de um VW Gol, de 35 anos, foi presa por agentes da Guarda Civil Municipal, ontem à noite, por embriaguez ao volante e danos materiais no bairro Jaime Seiti Fujii. Testemunhas alegaram, às autoridades, que o automóvel estava desgovernado e acabou chocando-se com um veículo de passeio estacionado às margens. Momentos depois, o mesmo carro ainda atingiu um portão de uma residência local. Ao abordarem a motorista, os servidores verificaram sinais evidentes de consumo alcoólico. Com isso, foi conduzida à delegacia municipal e o automóvel encaminhado até um pátio credenciado para a apreensão.
Secretário e esposa de prefeito em MT indiciados por uso ilegal de cartão e veículo para ir a clínica estética
A Polícia Civil de Alto Boa Vista (925 km de Cuiabá) indiciou hoje a primeira-dama, Elaine Souza, e o secretário de Saúde, Reginaldo Magalhães, pelo crime de peculato, em razão da utilização de cartões corporativos de abastecimento do município, previsto no artigo 312 do Código Penal. As investigações iniciaram após o recebimento de várias denúncias que a camionete S-10, de cor prata, de uso do gabinete, estaria sendo usada para transportar bebidas alcoólicas que seriam levadas para uma pescaria entre funcionários públicos. E que o mesmo veículo teria sido utilizado pela primeira-dama para se decolar até uma clínica de estética, o que teria sido confirmado por ela em interrogatório, apontou a assessoria da Polícia Civil. Os investigadores também constataram indícios da utilização do veículo público Renault Duster, pertencente à secretaria de Saúde, para fins de lazer. Além disso, o veículo teria sido utilizado pelo secretário no deslocamento de sua filha para realização de uma cirurgia, em Anápolis (GO). Tal fato também teria sido confirmado pelo próprio secretário durante interrogatório. Além do indiciamento criminal, eles também poderão responder por improbidade administrativa, informou a polícia. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que decidirá sobre eventual denúncia. A pena para o crime pode chegar a 12 anos de reclusão, multa e perda da função pública.
Sorriso: PF faz operação sobre arrecadação ilegal de dinheiro na campanha a prefeito
A Polícia Federal deflagrou, hoje, em Sorriso a segunda fase da Operação Rustius, com o objetivo de investigar a arrecadação de verbas irregulares em campanha eleitoral a prefeito de Sorriso, nas eleições de outubro passado. São cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo (TRE). Não foram informados nomes dos investigados. Policiais estiveram em duas empresas. Segundo a PF, a ação visa coletar novos elementos que auxiliem na apuração dos fatos. A investigação apontou várias transações financeiras, afetas a essa mesma campanha, foram realizadas de forma ilegal. Ainda segundo a polícia, a fraude teria ocorrido para ocultar gastos da campanha eleitoral que, caso contabilizados na prestação de contas, ultrapassariam o limite de gastos permitido pela legislação. Até o momento, 17 pessoas foram formalmente indiciadas. “Os registros apontam que o candidato utilizando uma empresa teria realizado o empréstimo de valor superior ao teto permitido para utilização na campanha e esse valor teria sido pulverizado em contas menores e enviadas para contas de laranjas realizar doações oficiais”, explicou o delegado da Polícia Federal em Sinop, Tiago Pacheco. “O valor (não informado) excedente teria sido utilizado em serviços não contabilizados ou em serviço de contabilizado em prestação de contas de vereadores, uma vez que diversos cabos eleitorais prestaram serviço para campanha do candidato a prefeito. Foram declaradas prestações de contas de candidatos a vereadores, fazendo esquema de triangulação. O valor era recebido pela campanha do candidato a vereador, mas era utilizado pela campanha do candidato a prefeito, a modo de burlar o sistema de fiscalização”, acrescentou.
PM detém suspeito por abusar de menores em Alta Floresta
Policiais militares apreenderam o adolescente, de 16 anos, suspeito por abuso sexual contra menores, ao ser localizado em estabelecimento no bairro Jardim Primavera. O caso foi registrado esta manhã. Conforme o boletim de ocorrência, as vítimas, de 09 e 12 anos, estavam desaparecidas desde sábado (17). As jovens haviam relatado à avó (denunciante) que iriam até a escola para um treino de voleibol e não retornaram. Ao entrar em contato com a instituição, foi informada de que ambas não estiveram na unidade e não havia nenhuma atividade programada. Hoje, um motorista de aplicativo (testemunha) acionou as autoridades e informou que havia realizado o transporte das mesmas crianças até em casa. Com isso, a PM apurou a localização do pedido e prosseguiu com a abordagem do acusado. A guarnição ainda notou que ele possuía marcas no pescoço, as quais relatou serem provenientes de “chupões”. Contudo, ele negou ter mantido relações sexuais com qualquer uma das duas. Segundo a polícia, o acusado, além de possuir envolvimento com uma organização criminosa, também conta com passagens anteriores por crimes de roubo e furtos reiterados. Ele foi conduzido à delegacia municipal para as providências necessárias. As menores serão encaminhadas para exames de corpo delito. A Polícia Civil continua as investigações.
Operação fecha garimpo que ameaçava contaminar abastecimento de água em Matupá e Peixoto
A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) concluiu hoje fiscalização em rios da região de Peixoto de Azevedo contra a prática de garimpo ilegal. A ação, que começou na sexta-feira (16), foi requerida pelo Ministério Público do Estado após risco eminente de contaminação da água fornecida à população de Peixoto e Matupá em razão do garimpo ilegal. De acordo com o balanço da operação, foram inutilizados nove motores diesel de balsas garimpeiras, sendo um escariante; sete antenas de internet Starlink; duas caixas gravimétricas de seis polegadas e oito barras de cano de seis polegadas, utilizados para extração ilegal. As multas relacionadas à degradação ambiental estão sendo calculadas. Conforme averiguação da Sema, todas as atividades fiscalizadas estavam operando sem licenciamento, causando poluição ambiental com avanço em Área de Preservação Permanente (APP), gerando erosão e sedimentos no leito dos rios Peixoto, Peixotinho e Braço Norte. No caso do rio Peixoto, as balsas estavam próximas captações de água bruta dos munícipios de Matupá e Peixoto de Azevedo, impactando em uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. No requerimento enviado à Sema, a Promotoria de Justiça de Peixoto de Azevedo destaca que as polícias Civil e Militar têm registrado ocorrências de garimpo ilegal no Município de Matupá. “A situação faz-se preocupante, não apenas com a proteção ambiental, mas também com a saúde pública. Isso por que a água potável fornecida aos munícipes é captada do rio onde ocorre o garimpo ilegal com frequência. O risco de contaminação do rio é iminente, com dano incalculável à sociedade”, diz o documento do MPMT.