A equipe de Força Tática da Polícia Militar recuperou, ontem, o Toyota Etios preto, furtado no último final de semana. Ele foi localizado estacionado na rua Antúrios, no bairro Jardim Celeste. Segundo o registro policial, a equipe estava em patrulhamento, quando avistou o automóvel com as mesmas características repassadas pela vítima, moradora do bairro Jardim Paraíso. Após checagem, foi constatado tratar-se do mesmo veículo furtado no domingo (25). Além do carro, foram levados um televisor de 21 polegadas, fritadeira elétrica e uma mala. Ele foi guinchado e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, posteriormente entregue ao proprietário. A investigação continua para tentar identificar e prender o criminoso.
Investigadores localizam homem dado como desaparecido pescando em Mato Grosso
Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis localizaram, em menos de uma hora, ontem, um homem de 58 anos que havia sido dado como desaparecido. Por volta das 16h58, o filho da vítima compareceu à delegacia relatando o desaparecimento de seu pai, informando que seu último contato com o genitor havia ocorrido na noite anterior, via WhatsApp. A última visualização do pai no aplicativo foi registrada às 6h da manhã de segunda-feira. Ainda conforme o depoimento, a filha mais nova do idoso, por parte do pai, teria passado mal por volta das 18h19 e, após esse horário, não houve mais qualquer contato com o homem. Diante das informações, a equipe da DHPP deu início imediato às diligências e, por volta das 17h40, os policiais já haviam conseguido localizar o paradeiro da vítima. Ele estava pescando na região do Cais, no rio Vermelho. Segundo informado, o homem havia enviado mensagens aos filhos, mas não percebeu que os dados móveis de seu telefone estavam desligados, o que impediu o recebimento por parte dos familiares. A Polícia Civil em nota alertou a importância de comunicar desaparecimentos com a maior brevidade possível. “A agilidade na notificação permite que as autoridades adotem rapidamente as medidas necessárias para localização da pessoa, reduzindo riscos e facilitando a resolução do caso”.
Márcia Lopes toma posse como ministra das Mulheres e defende Marina Silva após bate-boca no Senado
A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, tomou posse nesta quarta-feira (28) em uma cerimônia que também serviu como um ato de apoio à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A ministra Marina havia enfrentado ataques de senadores no dia anterior, o que a levou a deixar uma audiência no Senado da Comissão de Infraestrutura, especialmente por parte do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Durante a cerimônia, Márcia Lopes não hesitou em demonstrar sua solidariedade a Marina, chamando-a de “guerreira” e classificando os ataques que ela sofreu como “estarrecedores”. A ministra das Mulheres enfatizou a necessidade de se manifestar contra esse tipo de agressão, que não deve ser tolerado em um ambiente democrático. Gleisi Hoffmann, que ocupa a Secretaria de Relações Institucionais, também se manifestou contra os ataques, considerando-os imperdoáveis. Ela ressaltou a importância de se mostrar indignação diante de comportamentos desrespeitosos, especialmente em um espaço como o Senado, que deveria ser um exemplo de civilidade. Cida Gonçalves, outra figura presente no evento, também se solidarizou com Marina, abordando os desafios que as mulheres enfrentam na política, incluindo ataques misóginos. O apoio à ministra do Meio Ambiente foi amplamente demonstrado, com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Lula, que não pôde comparecer à cerimônia devido a compromissos em Pernambuco.
Vento forte encobre Lucas do Rio Verde com nuvem de poeira vermelha e assusta moradores
Um forte vendaval encobriu Lucas do Rio Verde com uma intensa nuvem de poeira vermelha, na tarde desta quarta-feira (28), deixando a cidade praticamente irreconhecível. O fenômeno climático foi registrado em diversos bairros, como Cidade Nova, Alvorada e região central, surpreendendo moradores e comerciantes. Devido à intensidade do vento e à grande quantidade de poeira vinda das áreas de plantação ao redor do município, a visibilidade foi severamente comprometida. Para quem estava na região do bairro Cidade Nova, olhando em direção ao centro da cidade, era impossível enxergar qualquer estrutura urbana o município ficou totalmente coberto pela poeira. A ventania está associada à frente fria prevista para atingir o estado de Mato Grosso nesta semana. A queda brusca de temperatura, somada ao solo seco, contribuiu para a formação da nuvem de poeira que tomou conta de Lucas do Rio Verde. Moradores que estavam nas ruas no momento do fenômeno relataram susto e dificuldade para enxergar com clareza. Muitos registraram a cena em fotos e vídeos que rapidamente se espalharam pelas redes sociais.
Conselho de Justiça abre investigação contra juiz de MT suspeito de vender sentença
Por unanimidade, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela instauração de processo administrativo disciplinar contra o juiz Ivan Lúcio Amarante. Magistrado da comarca de Vila Rica, ele segue afastado da função, desde outubro do ano passado. A decisão foi proferida hoje em julgamento de Reclamação Disciplinar relatada pelo corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques. A suspeita é de que o magistrado tenha recebido vantagens indevidas no exercício da função, por meio de venda de decisões. A investigação foi desencadeada após a apreensão do celular do advogado Roberto Zampieri, morto em dezembro de 2023, em Cuiabá. Em decisão anterior, o corregedor nacional afirmou haver “indícios suficientes para que se levasse a cabo uma investigação mais consentânea com a gravidade dos fatos narrados”. Na sessão desta terça, o ministro descreveu, em detalhes, as evidências. “A análise da documentação reunida evidenciou a possível prática de condutas dotadas de relevância correicional e até criminal, consistentes na identificação de uma relação de amizade íntima e de subserviência mantida pelo requerido com o advogado”, apresentou o ministro, acrescentando que, com frequência, Zampieri pautava a conduta do juiz, indicando os pedidos que deveriam ser ou não acolhidos e as teses jurídicas que deveriam ser por ele adotadas. A informação é da assessoria de imprensa do CNJ.
Morre empresário pioneiro em Sinop
Faleceu, hoje de madrugada, o empresário Erineu Spiering, 85 anos. Ele teve, recentemente, um AVC (acidente vascular cerebral) foi hospitalizado, o quadro se agravou nos últimos dias e teve insuficiência respiratória. Apuroando os fatos que Erineu chegou em Sinop em 1982, vindo do Rio Grande do Sul, fundou um dos primeiros restaurantes em Sinop, o Tarumãs, na avenida dos Tarumãs, cuja sede foi transferida para a rua das Pitangueiras. Em 1996, ele fundou a Churrascaria Papagaio, na rua das Primaveras e, posteriormente, o Pavão, na avenida Julio Campos, ao lado da praça Plínio Callegaro. Em 2007, Erineu mudou-se para Porto Velho (RO) onde fundou outro restaurante. Em dezembro passado, Erineu decidiu retornar a Sinop. Há poucos dias, comemorou 62 anos de casado, teve quatro filhos, Ingrid, Luiz Carlos, Milton e Guinter, oito netos e quatro bisnetos. O velório é no Memorial Luz e Vida, a partir das 11h30 e o sepultamento às 16h30 em Sinop.