Suspeitos foram interceptados em fuga por equipes da PM de Nobres e Rosário Oeste; quatro deles já tinham passagens por crimes graves Cinco homens foram detidos na madrugada desta terça-feira (3), suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furto de fios de cobre, em uma propriedade rural arrendada pela Energisa, localizada às margens da BR-163, em Nobres (MT). O local abriga uma estrutura de captação de energia solar. O caso ocorreu por volta de 1h30, quando as guarnições da Polícia Militar de Nobres e Rosário Oeste receberam denúncia de que indivíduos haviam invadido o pátio da empresa para furtar materiais das instalações de placas solares. De acordo com o boletim de ocorrência, os suspeitos foram flagrados cortando os fios e, ao perceberem a aproximação das viaturas, tentaram fugir utilizando dois veículos: um Volkswagen Saveiro branco e um Renault Logan prata. A perseguição seguiu pela rodovia até a entrada de Rosário Oeste, onde os veículos foram alcançados e os suspeitos abordados pelas equipes da PM. Na checagem pessoal e documental, foi constatado que quatro dos detidos já possuem diversas passagens criminais por furto, roubo, homicídio, furto qualificado e formação de quadrilha. Os cinco indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Rosário Oeste para as devidas providências legais. Todos foram entregues sem lesões corporais. A ação contou com a atuação da guarnição de Rosário Oeste, na viatura SPC4G68, composta pelo subtenente PM Gusmão, sargento PM De Paula e cabo PM Bueno, além da equipe de Nobres formada pelo sargento PM Fernando Chagas e cabo PM Weder. A Polícia Civil deve investigar se a quadrilha está envolvida em outros crimes semelhantes na região
Presidente da câmara confirma que buscará recursos para prolongar avenida em Lucas
O presidente da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, Airton Callai, confirmou que irá à secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em Cuiabá, na próxima semana, para solicitar R$ 10 milhões em recursos visando o prolongamento da avenida Beira Mata. O projeto prevê a interligação da via com a BR-163, com o objetivo de melhorar o acesso à cidade e reduzir o fluxo de veículos na Avenida das Nações. Callai afirmou que o projeto já está pronto e destacou os benefícios da obra. “Isso vai facilitar até mesmo a entrada na cidade e diminuir o fluxo na avenida das Nações. O que eu quero dizer é que existe o projeto e está pronto. E agora vamos trabalhar na Sinfra, a partir da semana que vem, para conseguir o montante de R$ 10 milhões, que é mais ou menos o preço que foi orçado para fazer essa interligação”, explicou. O presidente também ressaltou que a ampliação da via pode impulsionar novos loteamentos, contribuindo para a redução da pressão no mercado imobiliário local. “Facilitando inclusive novos loteamentos que poderão ser feitos, fazendo com que outras pessoas possam adquirir os seus terrenos e construir casas para diminuirmos um pouco a pressão do aluguel em cima dos trabalhadores”, completou. A avenida Beira Mata foi construída em 2019, ligando as avenidas das Nações e Goiás, passando por trás do Estádio Passo das Emas, na região central do município. Com extensão de 1,5 mil metros e 30 metros de largura – incluindo 12 metros de pista de rolamento –, a via facilitou o acesso a pontos estratégicos, como o estádio, a Polícia Militar, o Parque de Exposições, o CTG, a escola do Senac e um colégio particular, além de ser utilizada para eventos esportivos.
Justiça determina demissão de terceirizados e convocação de concursados em Lucas do Rio Verde
A liminar proíbe ainda a prorrogação do Termo de Parceria com a Associação de Gestão e Projetos (Agap), que tem sido utilizada para a contratação indireta de profissionais. A 2ª Promotoria de Justiça Cível de Lucas do Rio Verde obteve uma liminar que obriga o Município a apresentar as listas de cargos vagos e de candidatos aprovados em concurso público ou em cadastro de reserva. A decisão, proferida nesta segunda-feira (2 de junho), também determina a demissão de trabalhadores terceirizados que ocupam vagas destinadas a concursados, com a imediata nomeação dos aprovados. Além disso, a Justiça estabeleceu um prazo de até 120 dias para a realização de um novo concurso público para os cargos que não possuem candidatos aprovados ou em cadastro de reserva. A liminar proíbe ainda a prorrogação do Termo de Parceria com a Associação de Gestão e Projetos (Agap), que tem sido utilizada para a contratação indireta de profissionais. Na Ação Civil Pública (ACP) ajuizada contra o Município e o prefeito Miguel Vaz Ribeiro, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) apontou a violação de princípios constitucionais da Administração Pública – como legalidade, impessoalidade, eficiência e moralidade. Isso se deve à contratação de pessoal por meio da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Agap para exercer funções que deveriam ser preenchidas por concurso público. Descumprimento de decisão do TCE-MT De acordo com a ACP, o MPMT tem acompanhado a contratação da Agap pelo Município desde 2022. O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) já havia considerado essa contratação irregular e determinado a suspensão gradual da parceria e a realização de concurso público. No entanto, essas medidas não foram cumpridas pela administração municipal. “Segundo apurado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e comungado por este órgão ministerial, o Município de Lucas do Rio Verde, por meio do Edital do Concurso de Projetos nº.: 001/2020, firmou o Termo de Parceria nº.: 01/2020 com a Associação de Gestão e Projetos – AGAP, para a contratação indireta de profissionais da área da saúde, caracterizando a terceirização ilegal de mão de obra para desempenhar atividades afetas ao quadro de servidores públicos do Executivo municipal, cujo ingresso, via de regra, se dá mediante prévia aprovação em concurso público de provas e títulos”, argumentou o promotor de Justiça Leonardo Moraes Gonçalves. O promotor acrescentou que, além de ignorar as determinações, o Município reduziu o número de servidores efetivos e ampliou a contratação de terceirizados, agravando a irregularidade.
Sinop: acidente entre carro e moto na MT-140 deixa dois feridos
A colisão entre a motocicleta Honda CG 150 e o Fiat Palio ocorreu, ontem à noite, na MT-140. O Corpo de Bombeiros encaminhou dois ocupantes da moto a uma unidade hospitalar, ambos com fraturas na perna. A versão que passa a ser apurada é de que a moto seguia sentido à Santa Carmem quando o motorista do Pálio teria feito uma conversão à esquerda e entrado na frente da moto. Houve a colisão e, com o impacto, o motociclista perdeu o controle e foi parar vários metros à frente. A Polícia Militar esteve no local para registrar o boletim de ocorrência. Conforme Só Notícias já informou, um carro de luxo capota ao rampar rotatória em Mato Grosso e condutor é socorrido.
Confirmado show de Lauana Prado na Expolucas
A comissão organizadora confirmou hoje a terceira atração da Expolucas 2025, que será realizada entre os dias 1 e 4 de agosto. Trata-se da cantora goiana Lauana Prado. A data da apresentação ainda não foi divulgada. Lauana estourou no cenário nacional em 2019, com o lançamento do hit “Cobaia”, que só no YouTube tem mais de 600 milhões de visualizações, liderando rankings do Brasil e do mundo em aplicativos de música. Também emplacou sucessos como “Escrito nas Estrelas”, “Melhor Saída”, “Você Humilha”, “Viva Voz”, dentre outros. A diretoria da Expolucas também confirmou, na sexta-feira, o show de Gusttavo Lima, no dia 2 de agosto. O “Embaixador” é um dos maiores nomes do sertanejo, com sucessos como “Balada”, “Diz Pra Mim”, “Apelido Carinhoso” – a mais tocada do país –, “Zé da Recaída” e “Bloqueado”. Outros hits incluem “Gatinha Assanhada”, “Milu” e “Termina Comigo Antes”. No ano passado, ele também esteve na Expolucas. Na quinta-feira, a comissão organizadora da Expolucas confirmou que a cantora Ana Castela também será uma das atrações da feira. Ainda não foi divulgada a data exata do show da “boiadeira”, uma das artistas mais ouvidas do país. Somente no YouTube ela possui mais de 1,5 bilhão de visualizações com sucessos como “Pipoco”, “Nosso Quadro”, “To voltando”, entre outros.