Notícias Recentes

Detran abre credenciamento para instrutor autônomo de trânsito em Mato Grosso

Polícia apreende 100 quilos de drogas dentro de freezer em Mato Grosso

Acidente entre carretas no trecho Sinop-Itaúba da 163 deixa três feridos

Delegado da PF diz que avião com 500 kg de cocaína apreendido no Nortão teria vindo da Bolívia

Virgínia Mendes está na UTI de hospital em São Paulo e tem boa evolução

Encontro católico Vinde e Vede em Cuiabá começa dia 14

Mais de 85 moradores de Mato Grosso foram repatriados dos Estados Unidos

Justiça concede Liberdade pra MC Tuto Dr José Estevam 01 da advocacia do funk solta o MC Tuto

Ônibus desgovernado sem motorista atravessa rodovia de ré e bate em casa no Nortão

Mato Grosso fecha o ano com alta de 4% em mortes no trânsito; Cuiabá e Sinop lideram

Governo de MT cria força tarefa e apura possíveis irregularidades em consignações de servidores

O governo estadual decidiu criar uma força-tarefa para verificação e apuração de possíveis irregularidades cometidas por empresas consignatárias conveniadas ao Estado, em relação a créditos e valores consignados aos servidores ativos e inativos. A medida busca impedir prejuízos financeiros aos servidores públicos e assegurar eventuais ressarcimentos pelas consignatárias.


O trabalho conjunto da secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), pelo Ministério Público do Estado, pela Controladoria Geral do Estado e secretaria de Planejamento e Gestão será, inicialmente, na análise dos processos já em fase de apuração realizados pelo Planejamento e controladoria. Estes terão prioridade.

Todos os servidores que já conseguiram identificar irregularidades na sua contratação poderão registrar uma reclamação diretamente no Procon-MT. A reclamação pode ser registrada presencialmente no Ganha Tempo Ipiranga ou do CPA I, ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.


O governo estadual recebeu denúncia enviada pelo Sinpaig em setembro de 2024. De imediato, foi aberta investigação preliminar, na qual foram ouvidos servidores, representantes da Capital Consig e o representante do sindicato. Foi determinada a suspensão das operações realizadas pela instituição financeira e o bloqueio de novas operações.


Em dezembro de 2024, a secretaria de Planejamento enviou relatório de investigação preliminar Sumária para a controladoria, para apuração minuciosa e abrangente, para a eventual instauração de processo de responsabilização administrativa da empresa.


A controladoria fez nova apuração e, em fevereiro passado, emitiu relatório de auditoriano qual foram constatadas irregularidades em 39 operações de crédito consignado, envolvendo divergências entre os valores contratados e os efetivamente depositados nas contas dos servidores e pensionistas.


Uma nova auditoria da CGE foi realizada para verificar a possível recorrência das inconsistências. Para isso, foram convocados 266 servidores para apresentar documentação comprobatória dos consignados firmados com a Capital Consig. No entanto, apenas 19 servidores responderam à convocação, sendo identificada uma única inconsistência adicional, já regularizada pela instituição financeira.


De forma preventiva, o Governo de Mato Grosso publicou o Decreto nº 1.441, no dia 8 de maio de 2025, determinando a revisão das consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. O procedimento será realizado pela Seplag com o apoio da CGE.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.