Notícias Recentes

Acidente entre carretas no trecho Sinop-Itaúba da 163 deixa três feridos

Delegado da PF diz que avião com 500 kg de cocaína apreendido no Nortão teria vindo da Bolívia

Virgínia Mendes está na UTI de hospital em São Paulo e tem boa evolução

Encontro católico Vinde e Vede em Cuiabá começa dia 14

Mais de 85 moradores de Mato Grosso foram repatriados dos Estados Unidos

Justiça concede Liberdade pra MC Tuto Dr José Estevam 01 da advocacia do funk solta o MC Tuto

Ônibus desgovernado sem motorista atravessa rodovia de ré e bate em casa no Nortão

Mato Grosso fecha o ano com alta de 4% em mortes no trânsito; Cuiabá e Sinop lideram

Lucas do Rio Verde

Ônibus com 26 passageiros tomba na BR-163, em Lucas do Rio Verde, e deixa feridos em estado grave

Sinop: produtores questionam dados de balança de concessionária da MT-220 e Inmetro faz auditoria

A equipe técnica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fez, hoje de manhã, auditoria na balança de pesagem de carretas e caminhões no posto da concessionária da MT-220 (Sinop a Juara), cerca de 40 km de Sinop. Alguns produtores rurais e madeireiros questionam os dados apresentados pela balança e apontam que seria maior que o peso calculado nas suas propriedades. Diversos deles estão recebendo autuações por excesso de peso.


O produtor rural Moacir Volkeis, um dos que contestam o sistema de pesagem, fez duras criticas com os dados fornecidos pela concessionária. ” Isso aqui é uma fábrica de multa e humilhação para quem trabalha. Isso está acontecendo porque eu sou prova viva disso porque eu tenho transporte e meus caminhões passaram vazios aqui e deu excesso entre eixos. O que que tu me explica isso? No Estado de São Paulo nunca vi isso, Goiás eu nunca vi isso, e tem balança de eixos para todo lado. Mas eu nunca recebi uma multa, como acontece na 220”, disse.


O Inmetro também visitou fazendas da região, fazendo pesagem de alguns caminhões que, depois, também serão pesados na balança do posto para efeitos comparativos.


Outro lado


O advogado da concessionária, Cleiton Silva, disse que a operação da balança está suspensa há pelo menos duas semanas, após pedido da Agência de Regulação dos Serviços Públicos (AGER), até que saia o resultado da auditoria do Inmetro. “Caminhoneiros, todos os produtores, madeireiros, quando eles pesam os veículos nas propriedades rurais no ‘balanção’, está dentro do limite de peso”. “Aqui, a balança funciona por pesagem de eixo, então, todo o eixo que passa é categorizado e, se tiver um excesso naquele conjunto de eixo, o agente autuador – frisa-se aqui, o policial militar – lavra a autuação”, explicou. A concessionária não emite autuações e “não recebe um real da autuação que ela trata aqui. A única obrigação nossa pelo contrato de concessão é colocar o modelo de balança exigida em contrato, que é o modelo que aí está, e disponibilizar todo o posto e toda a infraestrutura para a Sinfra (secretaria estadual de Infraestrutura)”.


A pesagem por eixo é o processo de medir o peso de cada eixo de caminhão ou carreta, para garantir que a carga esteja distribuída corretamente e dentro dos limites permitidos pela legislação para evitar danos no asfalto.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.