Notícias Recentes

Portal do nortão> Notícias > Mundo >

Acidente com carro na 163 em Sinop deixa um morto

Identificado motociclista que morreu em colisão com carreta na 163 em Lucas do Rio Verde

Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana

Caminhão de lixo fica atolado em bairro em Sinop

Portal do nortão> Notícias>BrasilNetflix anuncia compraDa Warner Bros.porU$$ 72 bilhões

Portal do nortão> Notícias > Brasil > Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em Guarulhos Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em GuarulhosDe acordo com a Latam, todos os 169 viajantes foram removidos em segurança e a situação foi rapidamente controlada

Governo conclui debates do plano de logística e destaca ferrovia Sinop-Miritituba como projeto prioritário

Enfermeiro é preso suspeito de abusar de jovem após cirurgia em Mato Grosso

Projeto da Unemat Sinop é aprovado para receber R$ 473 mil em recursos federais

Aliada de Trump, Argentina operou para cancelar reunião da Celac

Aliado de Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, operou para bloquear e cancelar a reunião da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) que estava agenda para esta quarta-feira (29).


Convocada a pedido do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para discutir a deportação de imigrantes latino-americanos, a reunião não tinha consenso e três países decidiram trabalhar pelo seu cancelamento, entre eles a Argentina.

A decisão do cancelamento foi comunicada pela atual presidente da Celac e de Honduras, Xiomara Castro. Ela disse que o motivo do cancelamento foi a falta de consenso para deliberar sobre o tema.

Além disso, o motivo da convocação, a disputa entre Colômbia e Estados Unidos, deixou de existir depois do recuo de Gustavo Petro, que aceitou a deportação de colombianos que vivem ilegalmente nos EUA.

Javier Milei tem se colocado como o principal parceiro de Donald Trump na América do Sul. Participou da posse do novo presidente dos Estados Unidos e tem defendido um acordo bilateral de comércio entre os dois países, não descartando deixar o Mercosul se for necessário.

O cancelamento acabou sendo uma boa notícia para o Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria participar da reunião virtualmente.

Sua linha de atuação seria de defender o respeito aos direitos humanos dos deportados, com a condenação de maus tratos e voos em condições precárias, como ocorreu com o último que chegou ao Brasil.

Por outro lado, Lula não tinha e não tem nenhuma intenção de aderir a qualquer movimento de países da América Latina numa batalha contra Donald Trump.

O Brasil entende que o último voo, que foi obrigado a fazer uma escala em Manaus por problemas técnicos, foi totalmente atípico e um completo desrespeito aos direitos dos 88 brasileiros a bordo. E vai negociar com os Estados Unidos, pela via diplomática, para garantir que os brasileiros deportados tenham bom tratamento, acesso a água, comida e banheiro durante o voo.

Durante a reunião realizada nesta terça (28), no Palácio do Planalto, Lula não adotou nenhum tom contra Donald Trump.


O Brasil reconhece o direito dos Estados Unidos de deportar imigrantes ilegais. Mas afirmou que não vai permitir que, em território brasileiro, os norte-americanos mantenham brasileiros algemados.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.