Notícias Recentes

WS Produtora

WS Assessoria

Diversidade Cultural

Rede TV Notícias

Grupo WS Comunicação

  • Início
  • /
  • Politica
  • /
  • Defesa pede que Carla Zambelli seja ouvida por videoconferência na CCJ em processo que pode cassar seu mandato

Defesa pede que Carla Zambelli seja ouvida por videoconferência na CCJ em processo que pode cassar seu mandato

Deputada está na Itália após condenação no STF; advogados querem participação remota e acusam ausência de ampla defesa no julgamento

A defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nesta quarta-feira (2) que vai solicitar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados que a parlamentar seja ouvida por videoconferência no processo que pode culminar na cassação de seu mandato. Zambelli está na Itália desde o final de maio, pouco após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão em regime fechado, além do pagamento de multa de R$ 2 milhões.


Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, o pedido formal deve ser feito nos próximos dias. “A gente iria fazer o pedido para que ela fosse ouvida na CCJ, mas, se a Comissão entender que ela pode participar durante todo o processo, não há ressalva nenhuma”, disse. Zambelli é alvo de um pedido de cassação apresentado pela Mesa Diretora da Câmara, após a Primeira Turma do STF decidir pela perda de mandato da parlamentar. A defesa, entregue à CCJ nesta semana, sustenta que Zambelli não foi ouvida durante o julgamento que resultou na sua condenação, o que, segundo seus advogados, viola o princípio do contraditório e da ampla defesa.


A defesa de Zambelli também incluiu uma lista de testemunhas para o processo na Câmara. Entre os nomes estão o hacker Walter Delgatti Neto, condenado junto com a deputada; delegados e agentes da Polícia Federal que atuaram nas investigações; e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.


Cabe agora ao relator do caso na CCJ, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), decidir se os pedidos da defesa serão acatados. A comissão abriu em 26 de junho o prazo de cinco sessões plenárias para que a deputada apresentasse sua defesa formal.


Prisão e inclusão na lista vermelha da Interpol Carla Zambelli teve a prisão determinada pelo STF e está com o nome na lista vermelha da Interpol, o que indica um pedido de captura internacional. A parlamentar deixou o Brasil antes da decisão final sobre os recursos, mas o processo já está transitado em julgado, sem possibilidade de novos recursos.


Apesar disso, o procedimento da Câmara segue em aberto. A Constituição prevê que a perda do mandato parlamentar deve ser declarada após a condenação definitiva, e normalmente exige votação em plenário com maioria absoluta (257 votos). No entanto, o STF já firmou entendimento de que, em casos de pena em regime fechado, a perda pode ser declarada diretamente pela Mesa Diretora, como ocorreu com o ex-deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), preso por suspeita de envolvimento na morte de Marielle Franco.

produtoraws6@gmail.com

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.