Notícias Recentes

Detran abre credenciamento para instrutor autônomo de trânsito em Mato Grosso

Polícia apreende 100 quilos de drogas dentro de freezer em Mato Grosso

Acidente entre carretas no trecho Sinop-Itaúba da 163 deixa três feridos

Delegado da PF diz que avião com 500 kg de cocaína apreendido no Nortão teria vindo da Bolívia

Virgínia Mendes está na UTI de hospital em São Paulo e tem boa evolução

Encontro católico Vinde e Vede em Cuiabá começa dia 14

Mais de 85 moradores de Mato Grosso foram repatriados dos Estados Unidos

Justiça concede Liberdade pra MC Tuto Dr José Estevam 01 da advocacia do funk solta o MC Tuto

Ônibus desgovernado sem motorista atravessa rodovia de ré e bate em casa no Nortão

Mato Grosso fecha o ano com alta de 4% em mortes no trânsito; Cuiabá e Sinop lideram

Detran abre credenciamento para instrutor autônomo de trânsito em Mato Grosso

O cidadão que deseja atuar como instrutor autônomo de trânsito nas aulas práticas de direção veicular deverá realizar o credenciamento junto ao Detran de Mato Grosso e atender aos requisitos estabelecidos por uma portaria, que regulamenta a atividade no Estado de Mato Grosso. A autorização é obrigatória para o profissional exercer a função de forma regular, responsável e em conformidade com a legislação vigente.

Conforme a coordenadora de credenciamento, Danielle Bastos, a abertura do credenciamento atende às normas nacionais e mantém o controle da atividade. “O credenciamento junto ao Detran-MT garante que esse profissional atue de forma regular, responsável e dentro dos padrões técnicos e legais exigidos; além do Detran ter o controle das aulas ministradas”, destacou.

Para atuar como instrutor de trânsito autônomo, o interessado deve atender, entre outros, aos seguintes requisitos: Ter idade mínima de 21 anos; Possuir CNH válida há, no mínimo, 02 anos, com observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR); Ter Ensino Médio completo e curso de instrutor de trânsito reconhecido pela Senatran, com registro no Renach; Apresentar certidões criminais negativas; Não estar em processo de cassação da CNH; Não ter cometido infração gravíssima nos últimos 60 dias; Comprovar capacitação em direção defensiva e primeiros socorros; Dispor de estrutura física adequada, no caso de aulas práticas da categoria A (motocicletas) e assinar os termos de ética e responsabilidade.

O requerimento de credenciamento deve ser protocolado junto ao Detran-MT. A autorização terá validade de dois anos, podendo ser renovada conforme os critérios estabelecidos na norma. O instrutor poderá atuar exclusivamente no município em que estiver cadastrado e não terá vínculo empregatício com a autarquia estadual.

Durante o exercício da atividade, o instrutor de trânsito autônomo deverá portar o Alvará Anual impresso, expedido pelo Detran, para fins de fiscalização. Os instrutores já vinculados às autoescolas permanecerão com seus respectivos alvarás válidos até o término do prazo do credenciamento vigente. A atividade será fiscalizada pelo Detran, conforme as regras estabelecidas, e compete ao instrutor ministrar aulas práticas de direção e especialização de condutores, promovendo conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas à condução segura, responsável e compatível com a legislação de trânsito.

“O objetivo do credenciamento, além de atender às normas nacionais vigentes, é ampliar as possibilidades de atuação no setor, sem abrir mão da segurança viária e da qualidade do ensino, assegurando que o cidadão seja atendido por instrutores devidamente qualificados e fiscalizados”, reforçou o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.