Identificado motociclista que morreu em colisão com carreta na 163 em Lucas do Rio Verde
Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana
Caminhão de lixo fica atolado em bairro em Sinop
Portal do nortão> Notícias>BrasilNetflix anuncia compraDa Warner Bros.porU$$ 72 bilhões
Portal do nortão> Notícias > Brasil > Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em Guarulhos Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em GuarulhosDe acordo com a Latam, todos os 169 viajantes foram removidos em segurança e a situação foi rapidamente controlada
Governo conclui debates do plano de logística e destaca ferrovia Sinop-Miritituba como projeto prioritário
Enfermeiro é preso suspeito de abusar de jovem após cirurgia em Mato Grosso
Projeto da Unemat Sinop é aprovado para receber R$ 473 mil em recursos federais
Preso homem que ofereceu doces para estuprar criança de oito anos em Mato Grosso
Concessionária constata redução de acidentes e avanço da duplicação da BR-163 no Nortão
Conservador moderado, Friedrich Merz tentará formar coalizão bipartidária com social-democratas, mas não terá trégua dos radicais do AfD.
Não será fácil, constatou o conservador Friedrich Merz assim que as pesquisas de boca de urna o apontaram como vencedor das eleições na Alemanha. Desafios gigantescos esperam o futuro chanceler democrata-cristão nas missões de recuperar a economia estagnada do país, o seu papel de liderança na Europa e ainda fazer frente a uma nova ordem global, chacoalhada com a reestreia de Donald Trump na Casa Branca.
Internamente, Merz terá na sua cola os radicais do Alternativa para a Alemanha, que cravaram o melhor resultado da extrema direita em nove décadas, com o dobro de votos em relação ao pleito de 2019. O AfD atuará como o maior grupo de oposição no Parlamento alemão e foi, mais uma vez, sumariamente descartado no domingo pelo líder eleito como integrante de sua futura coalizão.
"Temos visões divergentes sobre política externa, política de segurança e Otan. Eles podem nos procurar o quanto quiserem, mas não cairemos em uma política errônea. Não vou questionar o legado de 75 anos da União Democrata Cristã apenas por uma autoproclamada Alternativa para a Alemanha. Vocês querem o oposto do que nós queremos", alertou.
A melhor notícia chegou para Merz somente no fim da apuração. Com 28,6% dos votos, o bloco liderado por democratas cristãos pode agora se dar ao luxo de tentar formar um governo bipartidário apenas com os social-democratas do SPD —aliança que funcionou anteriormente em três dos quatro governos de Angela Merkel.
Essa comunhão exclui a presença dos Verdes no governo e só será viável porque os liberais democratas (FDP) e a aliança de extrema esquerda BSW não conseguiram votos suficientes para entrar no Bundestag.
A realidade da extrema direita, contudo, se impôs na Alemanha. Calcado em posições anti-migração e pró-Rússia, o AfD não dará trégua ao governo. A candidata Alice Wiedel avisou que o partido não pode ser ignorado e sugeriu que as próximas eleições podem vir antes do que o previsto. Em outras palavras, os radicais de direita estão prontos para tirar proveito de um suposto fracasso do novo governo.