Notícias Recentes

Portal do nortão> Notícias > Mundo >

Acidente com carro na 163 em Sinop deixa um morto

Identificado motociclista que morreu em colisão com carreta na 163 em Lucas do Rio Verde

Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana

Caminhão de lixo fica atolado em bairro em Sinop

Portal do nortão> Notícias>BrasilNetflix anuncia compraDa Warner Bros.porU$$ 72 bilhões

Portal do nortão> Notícias > Brasil > Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em Guarulhos Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em GuarulhosDe acordo com a Latam, todos os 169 viajantes foram removidos em segurança e a situação foi rapidamente controlada

Governo conclui debates do plano de logística e destaca ferrovia Sinop-Miritituba como projeto prioritário

Enfermeiro é preso suspeito de abusar de jovem após cirurgia em Mato Grosso

Projeto da Unemat Sinop é aprovado para receber R$ 473 mil em recursos federais

Fascínio pelos EUA: por que moradores de Governador Valadares veem a emigração como opção para uma vida melhor

Cidade de MG se tornou polo migratório devido a uma combinação de fatores, desde a economia local marcada pela estagnação até a formação de redes entre amigos e familiares de migrantes.

É no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, que está localizada Governador Valadares, uma das cidades com maior fluxo migratório do Brasil. Entre os seus 257 mil habitantes não faltam histórias de pessoas que têm parentes ou amigos que se mudaram para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor.


🔎Governador Valadares se tornou esse polo migratório devido a uma combinação de fatores, desde a economia local marcada pela estagnação até a formação de redes entre amigos e familiares de migrantes que acabam despertando o interesse pelos Estados Unidos em quem ficou na cidade natal. Mas esse fascínio começou muitos anos atrás, com a chegada de estrangeiros durante a exploração de ferro na região (entenda mais abaixo).


Com o passaporte em mãos, a balconista Ana Maria Pessoa, de 65 anos, comemora a aprovação do visto americano. Em breve, ela pretende visitar os filhos, Kléber e Juninho, que saíram de Governador Valadares quando ainda era adolescentes em busca de melhores condições.


"Eu trabalhava numa lanchonete, uma situação muito difícil lá. Para um deles viajar, de 15 anos, tive que ir no cartório emancipar ele, fazer de tudo para mandar ele embora. Assim que chegou lá, ele ficou e casou com uma americana. Com o tempo, pegou o documento. Graças a Deus, meus filhos trabalham demais, não ficam à toa nem dia de domingo", contou Ana Maria.


A valadarense viu a emigração como uma saída para que os dois fugissem da pobreza e da violência na comunidade onde a família morava.


"Os filhos da gente querem o melhor... Então falei: 'Já que vocês querem, vou dar a vara pra vocês pescarem, porque eu não tenho condições'. Eu moro numa área de risco, perigosa, e falei: 'É melhor eu sofrer com meus filhos longe do que ver um sair do caixão aqui, morto'", disse.


Os EUA são a nação que mais recebe imigrantes do Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 1,9 milhão de brasileiros vivem no país norte-americano.


Segundo especialistas, os motivos que explicam o alto fluxo de migrantes em Governador Valadares são os seguintes:


Economia local marcada por uma forte dependência do setor de comércio e serviços, com ausência de atividades industriais e extrativistas Demanda por mão de obra nos EUA, sobretudo nas últimas décadas do século XX Formação de redes de sociabilidade entre conhecidos, familiares e amigos de migrantes


Mecanismos facilitadores, quando a viagem irregular — através da fronteira — é atrativa devido ao baixo custo se comparada a uma viagem por meios legais Cultura da emigração, causada pela própria história da cidade além da quantidade de moradores de Valadares que se estabeleceram nos Estados Unidos Perspectiva de melhores condições financeiras, com a possibilidade de renda em dólar, os imigrantes conseguem se manter e manter seus familiares que estão no Brasil


Famílias transnacionais, ou seja, com uma parte dos familiares no Brasil e outra, no exterior


"São trabalhadores, são pessoas que gostam de trabalhar, vivem a vida, têm uma remuneração considerável lá, e isso daí é muito importante, tanto para o desenvolvimento da nossa cidade como para a família deles. Às vezes, é um pai de família que se desvincula da família para dar um sustento melhor", afirmou Stéfano Couri, representante regional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) no Vale do Aço.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.