Identificado motociclista que morreu em colisão com carreta na 163 em Lucas do Rio Verde
Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana
Caminhão de lixo fica atolado em bairro em Sinop
Portal do nortão> Notícias>BrasilNetflix anuncia compraDa Warner Bros.porU$$ 72 bilhões
Portal do nortão> Notícias > Brasil > Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em Guarulhos Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em GuarulhosDe acordo com a Latam, todos os 169 viajantes foram removidos em segurança e a situação foi rapidamente controlada
Governo conclui debates do plano de logística e destaca ferrovia Sinop-Miritituba como projeto prioritário
Enfermeiro é preso suspeito de abusar de jovem após cirurgia em Mato Grosso
Projeto da Unemat Sinop é aprovado para receber R$ 473 mil em recursos federais
O aplicativo Meu INSS já registrou 46.487.056 acessos de beneficiários interessados em verificar possíveis descontos não autorizados em seus benefícios nos últimos cinco anos. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, 1.528.161 pedidos de reembolso já foram formalizados por segurados que não reconhecem os débitos feitos por entidades como associações e sindicatos.
A devolução dos valores começou a ser liberada na semana passada, com notificações sendo enviadas desde 13 de maio aos segurados por meio do próprio aplicativo. A expectativa do governo federal é que o reembolso seja feito entre 26 de maio e 6 de junho.
Como contestar os descontos?
O processo pode ser feito diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h). Veja o passo a passo no app:
Faça login com sua conta gov.br;
No campo “Do que você precisa?”, digite “consultar descontos de entidades”;
Verifique a lista de entidades e marque se autorizou ou não o desconto;
Informe um e-mail e telefone de contato;
Declare que os dados são verdadeiros e clique em “enviar declarações”.
O INSS então notificará automaticamente a entidade que recebeu o desconto. Ela terá 15 dias úteis para justificar a cobrança ou iniciar a devolução. O segurado será informado sobre os desdobramentos por canais oficiais.
Alerta contra golpes
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reforçou que o órgão não entra em contato por WhatsApp, e-mail ou links externos. “Não assine nada, não abra links. O INSS não autoriza ninguém a falar em seu nome”, alertou.
Fraude bilionária e mudanças no comando
A mobilização do governo ocorre após a revelação de um esquema bilionário de descontos indevidos, exposto pela Polícia Federal em abril. Estima-se que os prejuízos aos aposentados e pensionistas tenham somado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
A investigação já levou ao afastamento de cinco servidores e à prisão de seis pessoas ligadas às entidades investigadas. Também resultou na demissão do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e na saída do então ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o procurador Gilberto Waller Júnior para a presidência do INSS e Wolney Queiroz (PDT-PE) como novo ministro da pasta.
Enquanto isso, projetos antifraude tramitam com prioridade na Câmara, e um pedido de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) foi protocolado no Congresso com 259 assinaturas, visando apurar a responsabilidade pelo escândalo.