Notícias Recentes

Identificado motociclista que morreu em colisão com carreta na 163 em Lucas do Rio Verde

Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana

Caminhão de lixo fica atolado em bairro em Sinop

Portal do nortão> Notícias>BrasilNetflix anuncia compraDa Warner Bros.porU$$ 72 bilhões

Portal do nortão> Notícias > Brasil > Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em Guarulhos Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em GuarulhosDe acordo com a Latam, todos os 169 viajantes foram removidos em segurança e a situação foi rapidamente controlada

Governo conclui debates do plano de logística e destaca ferrovia Sinop-Miritituba como projeto prioritário

Enfermeiro é preso suspeito de abusar de jovem após cirurgia em Mato Grosso

Projeto da Unemat Sinop é aprovado para receber R$ 473 mil em recursos federais

Preso homem que ofereceu doces para estuprar criança de oito anos em Mato Grosso

Concessionária constata redução de acidentes e avanço da duplicação da BR-163 no Nortão

Justiça da Coreia do Sul confirma impeachment e presidente perde mandato

Yoon Suk Yeol foi destituído do cargo por unanimidade pelo Tribunal Constitucional; decisão marca fim do governo que atentou contra a democracia pela implementação de lei marcial

Quatro meses após um autogolpe que não teve sucesso, a Justiça da Coreia do Sul confirmou na manhã desta sexta-feira (4) o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, encerrando suas esperanças de retornar ao cargo. A decisão unânime do Tribunal Constitucional abre espaço para a convocação de novas eleições presidenciais em um prazo de até 60 dias, com o primeiro-ministro Han Duck-soo assumindo a liderança interina do governo. Desde 14 de dezembro, Yoon estava afastado após o Parlamento ter votado pela sua remoção. Os juízes alegaram que ele violou a Constituição, interferiu na autonomia do Judiciário e infringiu direitos fundamentais dos cidadãos sul-coreanos, especialmente ao declarar a lei marcial sem justificativa, o que resultou em “graves danos à estabilidade democrática”.


A decisão foi aceita pelo partido governista, enquanto a oposição a considerou uma conquista para a população. O clima em Seul permanece tenso, com manifestações tanto a favor quanto contra a destituição do presidente, levando à mobilização de 14 mil policiais para garantir a segurança nas ruas.


Yoon Suk Yeol se torna o segundo presidente sul-coreano a ser alvo de impeachment, seguindo o caso de Park Geun-hye em 2017. Ele enfrenta acusações de insurreição, com a possibilidade de pena de prisão perpétua ou até mesmo pena de morte, além de estar impedido de deixar o país. A declaração de lei marcial, a primeira desde 1987, foi rejeitada pelo Parlamento.


O ex-promotor de Justiça, que foi eleito em 2022 com uma plataforma conservadora, defendeu a necessidade da lei marcial e questionou a integridade das eleições legislativas anteriores. Em janeiro, Yoon foi preso por não colaborar com as investigações, mas foi liberado em agosto devido a falhas processuais. Atualmente, o líder da oposição, Lee Jae-myung, lidera as pesquisas para a próxima eleição.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.