Notícias Recentes

WS Produtora

WS Assessoria

Diversidade Cultural

Rede TV Notícias

Grupo WS Comunicação

  • Início
  • /
  • Policía
  • /
  • Polícia Civil deflagra Operação Prospice II contra tráfico de drogas e receptação de veículos na fronteira

Polícia Civil deflagra Operação Prospice II contra tráfico de drogas e receptação de veículos na fronteira

Ação cumpre mandados em Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Prospice II, com o cumprimento de cinco mandados judiciais contra um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e receptação de veículos roubados ou furtados em outros estados. A ação é conduzida pela Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco).


As ordens judiciais, expedidas pela Quarta Vara Criminal de Cáceres, são cumpridas nos municípios de Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, com o apoio de equipes das delegacias locais e da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).


Desdobramentos da investigação A primeira fase da operação ocorreu em 26 de junho de 2023, com a execução de 29 ordens judiciais em diversas cidades de Mato Grosso, além de municípios de São Paulo e Espírito Santo. Com base nas provas coletadas, a polícia identificou quatro novos envolvidos no esquema criminoso. Dois deles atuavam na logística de armazenamento e transporte da droga da fronteira até a região metropolitana de Cuiabá, enquanto os outros dois eram responsáveis pelo recebimento e comercialização do entorpecente.

Na segunda fase da investigação, a Polícia Civil descobriu que veículos roubados ou furtados eram armazenados em um hotel de Várzea Grande, servindo como moeda de troca por drogas na fronteira. O hotel também era utilizado para guardar entorpecentes e hospedar transportadores das substâncias ilícitas.

Esquema de tráfico e apreensões As investigações tiveram início em junho de 2022 para apurar o envio de cloridrato e pasta base de cocaína de Mato Grosso para São Paulo. Três apreensões já foram realizadas: Julho de 2022: 126 quilos de cocaína foram encontrados em Curvelândia, em ação conjunta da Defron e Delegacia de Pontes e Lacerda. Agosto de 2023: No Terminal Rodoviário de Cuiabá, um suspeito foi preso com dois quilos de cloridrato de cocaína a caminho de São Paulo. Fevereiro de 2024: Meio quilo de cocaína foi apreendido na residência da mãe de um dos investigados, em ação com a Delegacia de Mirassol d’Oeste. Além do tráfico de drogas, o grupo criminoso utilizava veículos roubados como forma de pagamento pelos entorpecentes. Um dos casos investigados envolveu um Fiat Toro, encaminhado do Rio de Janeiro por um morador do Espírito Santo, mas apreendido pela Gefron em Vila Bela da Santíssima Trindade antes de ser trocado por drogas. Nome da operação O nome “Prospice”, do latim “olhe para frente”, faz referência à primeira grande apreensão de drogas da quadrilha, localizada em uma área de mata a partir da observação de vestígios deixados pelos investigados. A operação faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso no combate às facções criminosas, integrando a Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero do Governo do Estado.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.