Notícias Recentes

Identificado motociclista que morreu em colisão com carreta na 163 em Lucas do Rio Verde

Sorrisense é campeã mato-grossense de skate e disputa Brasileiro Sub-16 neste fim de semana

Caminhão de lixo fica atolado em bairro em Sinop

Portal do nortão> Notícias>BrasilNetflix anuncia compraDa Warner Bros.porU$$ 72 bilhões

Portal do nortão> Notícias > Brasil > Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em Guarulhos Passageiros são retirados às pressas de avião após fogo em esteira de bagagens em GuarulhosDe acordo com a Latam, todos os 169 viajantes foram removidos em segurança e a situação foi rapidamente controlada

Governo conclui debates do plano de logística e destaca ferrovia Sinop-Miritituba como projeto prioritário

Enfermeiro é preso suspeito de abusar de jovem após cirurgia em Mato Grosso

Projeto da Unemat Sinop é aprovado para receber R$ 473 mil em recursos federais

Preso homem que ofereceu doces para estuprar criança de oito anos em Mato Grosso

Concessionária constata redução de acidentes e avanço da duplicação da BR-163 no Nortão

Útero de grávida é removido para realizar cirurgia em bebê ainda no ventre

No Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro, pacientes do SUS têm acesso a procedimentos neurocirúrgicos de alta complexidade. Saiba os detalhes!

Uma cena que desafia os limites da medicina foi destaque no “Fantástico”, revista eletrônica da Globo, neste domingo (13/4). Médicos no Rio de Janeiro retiraram o útero de uma gestante para operar um bebê dentro da barriga. Sim, é isso mesmo que você leu! A cirurgia, que exigiu precisão e expertise, corrigiu uma malformação na medula do feto, oferecendo novas esperanças para o futuro da criança. A complexidade de uma neurocirurgia fetal foi o tema central do segundo episódio de “Trilhas da Mente”, com o Dr. Dráuzio Varella.


A referência em saúde desvendou os detalhes desse procedimento inovador, realizado no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, um hospital público do Rio de Janeiro. Durante a gestação, Nathan, filho da operadora de caixa Tainá de Andrade, recebeu o diagnóstico de Síndrome de Chiari tipo 2. Essa condição rara ocorre quando parte do cerebelo se desloca para o canal vertebral do feto, exigindo acompanhamento médico especializado.


A mielomeningocele, uma malformação que ocorre nas primeiras semanas da gravidez, quando o tubo neural não se fecha adequadamente, pode levar ao desenvolvimento da síndrome. Uma união de esforços entre a Maternidade Escola da UFRJ e o Instituto do Cérebro possibilitou a realização da delicada cirurgia do bebê. Em uma intervenção complexa, obstetras realizaram a abertura do abdômen materno e expuseram o útero, criando um acesso de 3,5 cm para que neurocirurgiões pudessem operar o feto.


A equipe do Instituto do Cérebro, então, reconstruiu meticulosamente as camadas de membrana, músculo e pele do bebê, protegendo a medula. Ao corrigir a medula do feto, os médicos permitiram que o líquido do canal vertebral se mantivesse no lugar. Esse aumento de pressão interna empurra o cerebelo de volta à sua posição correta. Maria Anna Brandão, neurocirurgiã pediátrica, deu maiores detalhes: “Você melhora a parte cognitiva. Melhorando a função motora, você melhora também a autoestima da criança. Quer dizer, você pode tirá-la de uma cadeira de rodas para uma criança que fique em pé”.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.