Na sexta-feira, 28 de Março, a cantora Joelma realizou um grande show em Ipiranga do Norte, integrando a programação comemorativa do 25 anos de emancipação política do município. O evento reuniu moradores e visitantes, que celebram ao som dos maiores sucessos da artista. No dia 29 de Março, as festividades continuaram com uma programação diversificadas que prometeu animar o público. A comemoração dos 25 anos de Ipiranga do Norte foi um marco importante para a cidade e seus habitantes. Durante o show, a Rádio Imigrantes FM e o Programa Diversidade Cultural esteve presente para conversar com a Joelma, que agradeceu pelo carinho do público e ressaltou a importância de eventos como esse para promover a cultura e a união da comunidade. Origem de Ipiranga do Norte No Estado de Mato Grosso, em 15 de março de 1995, numa área de 200 hectares situada a 470 metros acima do nível do mar, o INCRA inaugura a vila que mais tarde seria a sede do Município de Ipiranga do Norte, a 428 km ao Norte de Cuiabá. A denominação original do Município era Projeto Ipiranga, tendo surgido de um Projeto de Colonização dentro do município de Tapurah, tendo como referência a Fazenda Ipiranga. Com o passar dos tempos o nome foi alterado para Ipiranga do Norte, mantendo o nome original e acrescentando o termo “do Norte”, para diferenciá-lo de Município homônimo e localizá-lo geograficamente em Mato Grosso. A colonização do Município teve origem na ocupação e expansão das fronteiras agrícola de mato Grosso definidas nas políticas governamentais ainda na década de 1950, com a negociação de terras nesta região. Posteriormente, o Governo Federal através do INCRA (Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária), estabeleceu políticas de transferência da propriedade da terra. Em 21 de março de 2000, o então presidente do TRE/MT, Desembargador Orlando de Almeida Perri, expediu ofício nº 58/00 comunicando a homologação do resultado favorável da consulta plebiscitária para a criação do município de Ipiranga do Norte.
Ladrão invade residência no Nortão e furta armas de fogo
O homem, de 38 anos, relatou aos investigadores de Polícia Civil que teve a residência invadida, no final de semana, em Itanhangá (208 km de Sinop). O suspeito levou uma espingarda, calibre 12 e pistola calibre 22, além de um aparelho celular. Segundo o boletim de ocorrência, o denunciante chegou em casa, por volta das 21h30, e notou que a porta dos fundos foi arrombada para que o suspeito entrasse. O criminoso estourou cadeados de um armário usado pela vítima como “cofre de armas” e levou os armamentos. Não foi informado se nas proximidades há sistema de monitoramento que possa ter registrado a ação do assaltante. A Polícia Civil investiga o crime.
Politec identifica homem encontrado morto com perna presa em arame no Mato Grosso
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Água Boa (639 km de Cuiabá) identificou, por meio da análise das impressões digitais, um corpo encontrado em fase avançada de decomposição no último dia 25 na área rural de Cocalinho. Trata-se de Richard Barbosa da Silva, de 41 anos. Conforme a equipe, é estimado que a vítima havia falecido há cerca de 25 dias. O corpo foi encontrado com uma das pernas presas em uma cerca de arame, distante 180 quilômetros de Cocalinho. Após os exames periciais no local, o corpo foi levado para Politec e submetido à necropsia e identificação técnica, momento em que a papiloscopista extraiu fragmentos de tecido ainda preservados dos dedos da vítima e trabalhou o método de maceração química. O método consiste no processo de tratamento químico do tecido para reconstrução da polpa digital. Após dois dias de tratamento das impressões digitais, a papiloscopista conseguiu recuperar alguns fragmentos das impressões digitais do cadáver, realizar o confronto e identificar o corpo, descartando-se a necessidade de exame de DNA – que possui maior prazo de execução. A identificação foi concluída após a Polícia Civil ser notificada sobre o desaparecimento de um funcionário de uma fazenda próximo ao local de encontro do cadáver. Foi possível a realização do confronto das impressões digitais do cadáver com as impressões digitais do prontuário de identificação civil da pessoa desaparecida. Conforme o gerente Regional da Politec de Água Boa, Paulo Victor Barboza, o resultado célere evitou a demora na liberação do corpo aos familiares. “Foi um trabalho muito difícil considerando as condições do corpo, pois esse método químico poucos profissionais dominam. A identificação por meio das impressões digitais evitou que mais um corpo fosse enviado para o DNA. O DNA além de demorado é caro, resulta em prolongamento do sofrimento da família que vive na angústia até sair a identificação”, destacou Paulo Victor, através da assessoria.
Morador reage a assalto, atira e mata ladrão em Mato Grosso
A Polícia Civil confirmou ao Só Notícias a ocorrência de uma tentativa de roubo, em um sítio na zona rural de Confresa (1057 km de Cuiabá), ontem, em que a vítima reagiu e atirou contra o suspeito, de 30 anos, que morreu no local. Segundo o proprietário do sítio, um homem entrou no local armado com um canivete, no início da tarde, e rendeu sua esposa enquanto ela dormia. O suspeito exigiu joias e armas, enquanto mantinha o canivete no pescoço da vítima. A mulher levou o invasor até o quarto, onde entregou algumas joias. Depois, ele foi até outro quarto, onde o filho da primeira vítima estava com a porta trancada. O suspeito quebrou a porta com um chute. Porém, o jovem possuía uma arma de fogo e atirou contra o invasor, que foi atingido, caiu no chão do quarto e morreu. Quando a polícia chegou ao local, o jovem já não estava presente. A Politec realizou a perícia do local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil apura o caso.
Acusado de ameaçar funcionários de estabelecimento com faca é preso em Nova Mutum
Policiais militares prenderam o homem, de 35 anos, ontem à noite, acusado por perturbação de sossego alheio e ameaças de morte, em lanchonete localizada na avenida Mutum, na região central. Com ele, foi apreendida uma faca de cozinha, utilizada na ação. A guarnição foi informada, por testemunhas, que o suspeito estaria incomodando os clientes e atrapalhando funcionários durante os atendimentos. Ao solicitarem que ele deixasse o local, o homem teria se exaltado e sacou o objeto cortante. Após as autoridades chegarem, o acusado foi avistado saindo do local e livrando-se da faca, que foi dispensada no chão. Os militares o abordaram sem maiores complicações e o encaminharam à delegacia de Polícia Civil para as providências.
Preso suspeito de ameaçar ex com espingarda em Lucas do Rio Verde
O homem, de 46 anos, foi preso pela Polícia Militar, ontem à noite, ao ser acusado por graves ameaças e posse ilegal de arma de fogo, em imóvel na região central. Foi apreendida com ele uma espingarda Boito A/680 (calibre 20). A ex-namorada detalhou, às autoridades, que ambos haviam se separado há cerca de 5 meses e que ele se recusava a deixar a casa. O acusado chegou a montar um barraco de lona aos fundos, onde passou a residir. Durante as tentativas de expulsá-lo, ele afirmava que mataria ela e o filho, que também reside na localidade. A PM conseguiu abordá-lo de imediato, enquanto retornava para o endereço em uma Honda Bros. Ele confirmou que a arma estaria escondida no barraco. Após a apreensão, a guarnição o encaminhou à delegacia municipal.
Proprietário de companhia de rodeio é assassinado a tiros em Mato Grosso
O fundador da companhia de rodeio ‘Máfia Pesada’ e diretor do circuito de rodeio centro-oeste, Max Alves de Brito, de 48 anos, foi assassinado a tiros, hoje de madrugada, no bairro Inconfidentes, em Vila Rica (1,1 mil km de Cuiabá). Segundo a Polícia Civil, quando a equipe chegou ao local, encontrou a vítima ensanguentada, sendo informado por familiares que um homem alto e magro seria o autor do crime. Os investigadores apuraram que o suspeito saiu por trás de uma carretinha que estava estacionada na frente da casa e efetuou os disparos de arma de fogo contra a vítima, que estava sentada no banco do motorista do veículo. Após o crime, o suspeito fugiu a pé. Max foi colocado na carroceria do próprio veículo para ser levada ao hospital municipal, porém, foi a óbito logo após dar entrada na unidade. A equipe da Politec esteve no local para as análises. Até o momento, ninguém foi preso e não há informações sobre a motivação. A Polícia Civil investiga o crime. Nas redes sociais, a companhia de rodeio manifestou pesar. “Que Deus te receba em sua gloriosa moradia, que você descanse em paz e suas lembranças sejam eternas em nossos corações”. Amigos e familiares publicaram dezenas de mensagens lamentando. “Max era um homem que vivia e dedicava corpo e alma ao rodeio e de um coração grandioso”.