Notícias Recentes

WS Produtora

WS Assessoria

Diversidade Cultural

Rede TV Notícias

Grupo WS Comunicação

  • Início
  • /
  • Politica
  • /
  • Alckmin propõe ‘adensamento de cadeia’ em relação às exportações entre Brasil e Estados Unidos

Alckmin propõe ‘adensamento de cadeia’ em relação às exportações entre Brasil e Estados Unidos

Vice ressaltou que a orientação do presidente Lula é de buscar um avanço nas negociações, visando um resultado que beneficie ambas as partes

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, propôs ao governo dos Estados Unidos a implementação de um “adensamento de cadeia” para os produtos que são exportados entre os dois países, sugerindo a criação de cotas específicas. Ele ressaltou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de buscar um avanço nas negociações, visando um resultado que beneficie ambas as partes.


“A relação do Brasil com os Estados Unidos tem 200 anos, é uma relação secular. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm superávit na balança comercial com o Brasil, tanto no setor de serviços como no setor de bens. Nos 10 produtos que os EUA mais exportam para nós, 8 têm tarifa zero. A tarifa final média é 2,7%. Eu tive uma conversa com o secretário [de Comércio dos EUA, Howard] Lutnick e com o embaixador, expus as questões e coloquei que deveríamos aproveitar novas oportunidades para fazer um adensamento de cadeia para fazer uma complementaridade econômica”, afirmou Alckmin.


O aumento de 25% nas tarifas de importação de aço e alumínio foi outro ponto abordado por Alckmin durante evento em que participou remotamente, que alertou sobre as dificuldades que isso pode trazer para a indústria siderúrgica brasileira. Ele observou que o Brasil carece de parceiros significativos para a venda desses metais, o que torna a situação ainda mais delicada


Apesar da preocupação com as novas tarifas, o governo brasileiro optou por não retaliar imediatamente os Estados Unidos após a implementação dessa medida. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avaliou que, embora as novas tarifas não devem ter um impacto significativo no PIB do Brasil, o setor siderúrgico pode enfrentar desafios, com uma possível redução de 2,19% na produção e uma queda de 11,27% nas exportações.

Portal do Nortão

Writer & Blogger

Boletim Informativo

Junte-se aos nossos assinantes

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Politica de Privacidade 

Edit Template

Copyright © 2025 portaldonortao – Todos os direitos reservados

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.